Como alternativa para flexibilizar a produção de energia renovável não renovável, os sistemas de armazenamento podem otimizar o uso da energia produzida, tornando-a mais eficiente e estratégica, principalmente em tempos de transição energética.
O Brasil segue a tendência mundial de priorizar o uso de energia renovável para geração de energia elétrica e reduzir cada vez mais o papel das hidrelétricas.
Nesse contexto, o armazenamento de energia é uma tecnologia essencial que pode flexibilizar a produção de recursos não renováveis.
No país, a energia proveniente da luz solar e do vento tem sido valorizada nos últimos anos.
Quando falamos em energia eólica, a expansão da energia eólica no país coloca o Brasil em sexto lugar no ranking do Global Wind Energy Council (GWEC) para capacidade eólica terrestre total em 2021.
Ao utilizar a tecnologia do sistema de armazenamento de energia, não só a eficiência do uso da energia de geração de energia pode ser melhorada, mas também a demanda por essas fontes de energia pode ser atendida.
Qual é a definição de armazenamento de energia e como funciona?
O conceito de armazenamento de energia é muito semelhante ao armazenamento do próprio produto, você armazena em um armazém. Mas neste caso, o armazenamento é feito por sistemas que utilizam diferentes tecnologias para armazenar energia. As tecnologias disponíveis são classificadas da seguinte forma:
1. Bateria de estado sólido
2. Bateria de fluxo
3. Volante
4. Ar comprimido
5. Bombeamento hidráulico
6. Armazenamento de calor
Os sistemas de armazenamento são normalmente usados para dispositivos eletrônicos que precisam funcionar desconectados, bem como dispositivos eletrônicos em áreas remotas que não têm acesso à rede. Eles também são usados para corrigir inconsistências entre a oferta e a demanda de energia na rede.
Tipos de armazenamento de energia
O armazenamento de energia pode ser usado para os seguintes propósitos:
1. Para empresas e indústrias: redução de custos de faturamento e necessidades de energia;
2. Para residências: para consumidores que buscam melhor aproveitamento da energia dos sistemas fotovoltaicos;
3. Centralizado: como alternativa às grandes usinas de gás ou diesel/petróleo operando nos horários de pico;
4. Apoio à transmissão e distribuição de energia: Estabilização da rede através da instalação de sistemas de armazenamento de energia perto das subestações;
5. Apoio a centrais de energias renováveis: visa resolver a inconsistência das energias solar e eólica.
Gerenciamento de armazenamento de energia
Um dos propósitos de um sistema de gestão é introduzir inteligência na tomada de decisões, tornando-se o “cérebro” do sistema. O Storage Manager permite monitorar e otimizar os tempos de carregamento e agendamento, essenciais para manter a segurança, o desempenho, as taxas de carregamento e a longevidade da tecnologia.
Os benefícios de um sistema de gestão
Os sistemas de gerenciamento de armazenamento de energia usam inteligência incorporada para decidir quando carregar (armazenar energia) e quando descarregar (fornecer energia). Normalmente busca maximizar o autoconsumo, fornecer energia para atender ao máximo o consumo local, evitar o consumo de energia da rede principal e evitar picos de carga – principalmente quando há demanda contratual que supere a demanda.
Tudo isso é feito de forma automática e respeita a segurança e os limites operacionais recomendados do sistema de armazenamento. Estas técnicas são benéficas:
Para usuários finais
1. Economize mais em energia futura
2. Otimizando os investimentos em ativos de energia
3. Impacto reduzido de CO₂ (geralmente maximizando o uso de recursos próprios e sustentáveis)
4. Menor dependência da rede, proporcionando mais autonomia e confiabilidade nas operações
Para dispensadores ou transmissores
1. Permite controle operacional flexível e maximização
2. Corrija/reduza o congestionamento da rede e atenda estrategicamente aos picos de demanda
Para geradores de energia
1. Minimizar o desequilíbrio entre geração e consumo
2. Aumente a previsibilidade da geração de energia
3. Treinamento em Arbitragem Energética
Os sistemas de gestão são muitas vezes ligados a outras plataformas inteligentes, aumentando assim o valor do produto. Como um sistema de gestão de energia que pode otimizar ainda mais o consumo em relação à geração de energia, combinando análise e tomada de decisão com dados de mercado: tarifas, bandeiras, horários de pico e fora de pico, previsões meteorológicas, previsões de energia, previsões de preços.