O meio ambiente é uma prioridade nas nossas preocupações quando falamos da degradação do meio ambiente e também no aspecto econômico ao mencionar o medo de uma crise do petróleo. Montadoras, estados e pesquisadores estão incessantemente indo em busca de opções além dos motores a combustão. Nesse aspecto as esperanças para o futuro são os veículos utilitários e rodoviários elétricos.
Muitos projetos de veículos elétricos ou híbridos tem recebido investimentos públicos e esforços da indústria e esse processo faz com que esses veículos estejam cada vez mais eficientes. Com isso eles te deixado de ser uma alternativa e tem se tornado uma tendência.
Os veículos híbridos e elétricos se tornaram uma alternativa para colaborar com a diminuição da queima de combustíveis fósseis que acarretam aquecimento global e a degradação do meio ambiente além de adiar a possível crise do petróleo.
Os veículos elétricos são mais antigos do que você imagina, inclusive são tão antigos quando os motores a combustão. Mas as tecnologias que dariam suporte para seu desempenho e autonomia foram desenvolvidos somente nos últimos ano se tornando atraente para a indústria automotiva.
E para que você entenda o que tornou essa opção atraente, continue lendo esse artigo.
As vantagens de um carro elétrico.
1 – Não consomem combustíveis fósseis
A combustão de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, emite gases tóxicos e poluentes como monóxido e dióxido de carbono, dióxido e fuligem.
Esses elementos químicos são identificados como grandes responsáveis de doenças e desenvolvidas pelo aquecimento global.
Os carros movidos a energia elétrica, tem emissão zero de CO₂ durante seu funcionamento.
2 – O custo de manutenção e a frequência de manutenção é bem menor.
Os veículos elétricos, por não trabalharem em altas temperaturas e não utilizarem o grande número de componentes de fricção exigidos pelos motores de combustão interna, não requerem tanta manutenção com substituição de peças menos frequente. Além disso, eles não exigem mudanças constantes no óleo do motor.
Como resultado, menos resíduos e poluição são gerados e menos energia é usada para produzir peças, conjuntos e fluidos.
3 – Menor Impacto Ambiental
A energia utilizada pelo motor precisa vir de alguma fonte, o que pode até causar poluição. No entanto, eles usaram cerca de 90% da energia da bateria. Para se ter uma ideia, os motores de combustão interna, em média, consomem apenas 40% da energia que produzem.
Além disso, os designers estão sempre procurando melhorar o desempenho e a longevidade da bateria para usar menos energia em suas operações.
4 – Silencioso, sem poluição sonora
Em grandes cidades, os carros elétricos podem fazer uma grande diferença porque seus motores não fazem barulho e podem mitigar a poluição sonora no trânsito. Eles também não geram poluição do ar ou calor da combustão, ajudando assim a reduzir as chamadas “ilhas de calor” nas áreas metropolitanas.
Os benefícios de ter um carro elétrico são inúmeros, porque além da economia de consumo você não agredirá o meio ambiente no seu uso diário do veículo.
Agora se você quer ter um estilo de vida que realmente diminuirá a emissão de Co₂, mas acha que um carro elétrico ainda está muito distante da sua realidade o que acha de migrar o consumo de energia elétrica da sua casa para energia solar?
Isso ajudaria muito o meio ambiente já que você não consumirá energia nem de hidroelétricas e nem de termoelétricas, se você quer saber mais sobre esse assunto, se tem dúvidas sobre isso, clique no botão abaixo e entre em contato conosco, vamos tirar todas as suas dúvidas