Para entender todo o debate, é mais do que essencial ter consciência acerca da atual importância da Energia Solar no contexto nacional.
Captando os fótons que chegam à Terra pelos raios solares, as Placas Solares são as principais responsáveis por transformar a Energia do Sol em energia elétrica para cada vez mais casas e empresas.
Todos podem ganhar
Felizmente, a procura por esse tipo de energia tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sobretudo por conta da soma de fatores ambientais e econômicos. Ao meio ambiente, a captação de energia solar é extremamente favorável, já que ela deriva de uma fonte 100% limpa e renovável, diferentemente de tantas outras usadas no Brasil.
Com isso, a geração de energia a partir do sol não polui ar, como os gases de efeito estufa das termelétricas, e sequer necessita de uma vasta área desmatada e alagada, como é o caso das hidrelétricas. Dessa forma, as Placas fotovoltaicas têm conquistado cada vez mais aqueles que buscam se engajar nas importantes causas ambientais.
Já financeiramente, esse tipo de energia tem gerado economias extraordinárias para os consumidores finais, que, a curto prazo, podem economizar até 90% na sua conta de luz. Entretanto, o maior benefício ao bolso da população vem no longo prazo: visando uma economia inteligente, grandes empresas têm investido nos melhores equipamentos, que, resistindo longos 25 anos, poupam manutenção e geram vantagens financeiras ainda maiores.
A ameaça do novo Marco Legal
Com as polêmicas normas sancionadas pelo Governo no dia 07 de Janeiro deste ano depois de longas e calorosas discussões no Congresso Nacional, as economias financeiras que tanto impulsionavam o Mercado de Placas Fotovoltaicas tendem a diminuir, já que novos impostos serão implantados às empresas da área a partir do ano de 2023.
Dessa maneira, os custos para o consumidor final também vão crescer e podem assustar os desavisados. Consequentemente, os antigos benefícios gerados pelas placas, tanto ambientais, quanto financeiros, tendem a ser reduzidos, o que ameaçou as atratividades dos empresários e dos consumidores finais.